No concurso Os Melhores Verdes, englobado na Gala dos Vinhos Verdes 2019, o vinho do Solar da Pena designado Arinto obteve o segundo lugar de Verde Prata, na categoria de Vinho Verde Arinto.
No passado dia 18 de Abril, a Sala do Arquivo na Alfândega do Porto recebeu a Gala anual do Concurso “Os Melhores Verdes” promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). A quinta Solar da Pena, no primeiro ano de colheita, entrou com os seus vinhos a concurso, e “trouxe para casa” uma medalha de prata com o vinho ARINTO. Esta distinção é motivo de orgulho e motivação para a gestora de produção, Débora Sousa, bem como, para os enólogos Fernando Moura e Pedro Campos, e os responsáveis Francisco Ferreira na adega e Domingos Fernandes nas vinhas.
Sobre o ARINTO, Débora Sousa recomenda “ser servido bem gelado, mostrando a natureza refrescante e delicada de Arinto, pois é um vinho seco com notas de citrinos e maracujá”, sendo assim, a combinação perfeita para pratos de peixe, mariscos e legumes salteados.
Referindo-se à qualidade dos cinco vinhos, Débora Sousa, refere que “as nossas duas gamas de vinho são oriundas de três parcelas, todas com um grande valor histórico, em que a nossa mais-valia é sermos independentes, isto é, controlamos toda a produção, desde a uva até à garrafa, nós nunca compramos uvas, nem vinho, a ninguém, a matéria-prima é toda nossa, o que nos permite um rigor absoluto em relação ao produto final”.